Influenza A (H1N1) e a Omissão

Olá pessoas,

Hoje vou escrever sobre essa nova gripe (bom já não é tão nova assim) Influenza A (H1N1) ou mais popularmente conhecida Gripe suína e sobre omissão em relação à saúde pública.

Como todos acompanharam através de jornais, internet, rádio, conversas com amigos e conhecidos, a nova gripe foi algo muito preocupante, na verdade ainda é, porém nos primeiros dias nos quais ela foi “apresentada” ao mundo, o medo foi geral.

Após ser identificada como responsável por várias mortes principalmente no México. As pessoas ficaram apavoradas, e com razão, pois a humanidade já passou por diversos apuros graças a doenças que vitimaram muitas pessoas (vide peste negra). Infelizmente antes que houvesse algum tipo de tratamento eficaz contra a gripe, algumas pessoas faleceram.

O primeiro caso de gripe suína no Brasil foi registrado dia 07 de maio de 2009, no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) no Rio de Janeiro, segundo informações liberadas pelo Hospital o paciente em questão havia viajado para Cancun e seu vôo teve escala na cidade do México. Mas por que este Doquitor que vós escreve tocou neste assunto? O motivo é a conscientização sobre como anda a Saúde de nossos hospitais. Enquanto a doença estava localiza na apenas na America Central e do Norte, nós (os brasileiros) estávamos tranqüilos, com exceção de pessoas que possuem familiares e amigos nos países afetados, mas quando surto de gripe viajou até nós, como diria minha amada vovozinha: “a porca torceu o rabo” *. (* em Russo antigo isso significa temos um problemão).

É engraçada a sensação coletiva que o brasileiro possui ao se referir ao sistema público de saúde.

Qual sensação? A sensação de que nosso sistema público de saúde é ruim e mal estruturado, lógico que as primeiras pessoas que culpamos são os políticos que estão no poder, e é claro que eles possuem sua bagatela de culpa, mas e a nossa culpa? Já se perguntou quais são os projetos que a prefeitura de sua cidade está realizando ou planejando para melhoria do Hospital municipal ou foi conferir se o vereador, o qual seu voto ajudou eleger, cumpriu alguma promessa de campanha? Não? Claro, podemos responder que não temos tempo para verificar este tipo de coisa, nossas vidas são “corridas”, agendada apertada, estudos, cuidar da tia Cocótinha e etc.

Infelizmente a omissão está incrustada em nossa sociedade, pois quando não necessitados de algo, exemplo um hospital público, não lhe damos a devida atenção, mas quando as coisas complicam exemplo o contágio da Gripe suína, nós ficamos preocupados e a primeira atitude é procurar os culpados, não olhando para nosso próprio umbigo.

Bom, o que eu queria deixar claro com este texto confuso e mal escrito (olha autocrítica atuando) que é importante sempre pensarmos em como anda a qualidade hospitalar de nossos hospitais públicos, as pessoas que possuem convênios médicos devem estar torcendo o nariz para este texto com o pensamento de que nunca necessitará de atendimento público e que paga para ter a saúde assegurada, mas lhe digo algo que já deveria saber: Quem paga o sistema público de saúde somos nós através de impostos, ou seja, devemos cuidar deste investimento também, pois nunca se sabe quando vamos necessitar dele.

Referente à Influenza A (Gripe suína) o aviso é que ela infelizmente ainda está por ai, mas pode ficar mais tranqüilo, pois o tratamento utilizado pelos hospitais está mais eficiente é só ficar atento aos sintomas, segue:

Casos suspeitos de Influenza A (HIN1) – febre alta e repentina (acima de 38ºC) tosse acompanhada por algum destes sintomas: dor de cabeça, dores musculares, nas articulações e dificuldades respiratórias. Caso possui alguns destes sintomas procurem o médico, melhor sempre procurem o médico em caso de duvida.

Desculpem qualquer coisa (por exemplo: meu comentário a favor da utilidade das girafas), saúde e paz a todos.


Doquitor Bolinha – o “cara” que não nasceu para escrever, mas é insistente.

4 comentários:

  1. boa dr. bola o/

    O sistema de saúde particular não devia existir uma vez que pagamos impostos, e por incrível que pareça, a saúde faz parte do orçamento (66 bilhões destinados a saúde em 2010)

    Neste link segue os orçamentos do Brasil:

    http://www9.senado.gov.br/portal/page/portal/orcamento_senado/_LOA/Elaboracao:PL?p_ano=2010

    O brasileiro tem um problema, é um povo reativo. Espera a bomba estourar para fazer algo, e com saúde não é diferente. Culpa ? Falta de educação e informações úteis. As pessoas preferem comprar "selinhos anti-fumo" do que sequer começar a fumar...

    ResponderExcluir
  2. Que girafas??? li 3 vezes e não achei

    ResponderExcluir
  3. Bolinha, Pessoal!!! Sei que este assunto é coisa séria, mas se formos analisar bem, 3 anos atrás (mais ou menos) estava no auge a Gripe do Frango e todos sabemos que o frango já tem gripe a muito tempo, por exemplo nos Supermercados sempre teve escrito nas embalagens "Frango Resfriado". Agora quem tem gripe é o porco, como se não soubessemos, pensem bem... quando que o som do porco (roinc!! roinc!!) é algo saudável??? Faz muito tempo que ele tem gripe também.

    Bjos pra PIG (Muppets Babies) e pra Ginger (Fuga das Galinhas),

    ResponderExcluir
  4. Os comentários do Doutor Pintado sempre são "férteis".

    ResponderExcluir