LIXO ELETRÔNICO

Boa noite leitores,
Monitores, CPU´s, impressoras, teclados, mouses, baterias, celulares, notebooks, aparelhos de som, televisores, entre outros. É extensa a lista de aparelhos eletrônicos que fazem parte do nosso dia-a-dia. Porém, quando eles perdem a utilidade ou são substituídos por novos equipamentos, o que fazer com toda esse material?? Guardá-los em casa, como eu faço, certamente não é a melhor opção. Mas, encontrar um destino correto nem sempre é fácil e descartá-lo exige alguns cuidados, pois o lixo eletrônico contém substâncias e compostos químicos que podem ser prejudiciais ao meio ambiente.
Porém, na hora de descartá-lo, além dos cuidados que devem ser tomados para que os equipamentos não quebrem e acabem prejudicando o meio ambiente, eles precisam estar em bom estado de conservação para que possam ser reaproveitados.



DESCARTE

Quem nunca ficou em dúvida sobre a forma mais adequada de descartar um equipamento eletrônico?? Como costumo aconselhar e também fazer, os equipamentos de computação podem ser doados em comunidades carentes, escolas públicas, ou até, para alguém que você conheça (ou não) e que precise. É claro que se não estiver funcionando, antes de doá-lo, conserte-o.
Já os celulares e baterias devem ser levados nas próprias lojas. Algumas operadoras recebem as baterias e de alguma forma o celular pode ser aproveitado. O que não pode é ser descartado no lixo comum.



SUCATEIROS

Existem lugares que compram por peso sucatas de informática e equipamentos eletrônicos em geral, você ganha uma graninha (cerca de R$0,10 / kilo), mas nada que supere a satisfação de fazer uma doação.



Até a próxima,
Bjos no cotovelo esquerdo,


Dr. Pintado, o sucateiro cabeçudo

4 comentários:

  1. Então posso doar o que não serve mais... (Quanto será que vale o kilo de Pintado para os sucaterios)

    ResponderExcluir
  2. eu trabalho em uma entidade aqui da cidade de Barretos-SP e recebemos uma doação de 5 computadores, dos quais somente aproveitamos 1 pois os outros estavam todos queimados, portanto concordo com este post, devemos consertar antes de doar. Parabens pelo trabalho de vcs

    ResponderExcluir
  3. Eu vendi o lixo eletronico que tinha em casa e ainda deu pra fazer um churrasquinho, bem legal isso

    ResponderExcluir
  4. João ,quem compra sucatas eletronica por kg,Me mande os endereços.joaozinho.rcc@gmail.com . Obrigado.

    ResponderExcluir