CAMPANHA FIQUE SABENDO: HIV ou AIDS??? AIDS ou HIV???

Boa noite internautas,


Nosso modesto blog recebeu um pedido da "Campanha Fique Sabendo", que tem o apoio da Coordenação Nacional de DST e AIDS; Ministério da Saúde e Governo Federal.

Esta Campanha tem o objetivo de esclarecer algumas dúvidas, nesta postagem de hoje, mais especificamente sobre a AIDS, e a importância de se fazer o teste.



HIV ou AIDS???

Você sabe a diferença entre HIV e AIDS? Muitas pessoas acham que se trata da mesma coisa, mas HIV é o vírus da imunodeficiência humana e a AIDS é a síndrome provocada pelo vírus. A pessoa pode ter o HIV e não ter AIDS. A doença pode levar até 10 anos para aparecer. Quando alguém tem AIDS, o HIV destrói as células de defesa do corpo, o organismo enfraquece e as doenças oportunistas podem se manifestar.

Mas ATENÇÃO!!! A pessoa com HIV, mesmo não tendo AIDS, pode transmitir o vírus. Por isso, a importância do uso da camisinha em todas as relações sexuais e o uso de seringas e agulhas descartáveis.


Por que fazer o teste de AIDS???

A AIDS ainda não tem cura, mas tem tratamento. Os medicamentos oferecidos a todos pacientes soropositivos são garantia de qualidade de vida. Quem teve o HIV e não sabe, além de não estar se cuidando, pode estar transmitindo o vírus involuntariamente.

O medo e o preconceito não podem mais ser motivo para que as pessoas não façam o teste anti-HIV. Quanto antes for feito o diagnóstico, maior a possibilidade de adaptação ao tratamento.

Estima-se que existam 600 mil portadores do HIV no Brasil. Mas apenas 200 mil sabem que tem o vírus. Fazer o teste e ficar sabendo o resultado pode ser uma decisão difícil, mas é um passo decisivo no controle da AIDS.


Quando fazer o teste???

- Pelo menos 02 (dois) meses após a relação sexual desprotegida (sem camisinha);

- Pelo menos 02 (dois) meses após compartilhar seringas ou agulhas (uso de drogas, tatuagens, piercings...);

- Toda gestante durante o pré-natal.


Disque Saúde: 0800 77 091 60 ou 0800 61 1997


A AIDS tem tratamento. O teste é um direito seu.


FONTE


Abraços à todos,


Dr. Pintado

2 comentários:

  1. Finalmente algo sério

    ResponderExcluir
  2. Importante é perdemos esse perconceito referente ao teste anti-HIV, quanto mais rápido o dignótisco, melhor será a qualidade de vida do enfermo, graças ao tratamento.

    ResponderExcluir