HORÁRIO DE VERÃO, PRA QUE??

Boa noite cambada,

No último sábado, dia 15, tivemos que adiantar 01(uma) hora no relógio por causa do bendito horário de verão. Como eu estava muito ocupado, resolvi pesquisar pra que serve.

Até 2008, a data variava ano a ano, mas agora é definida por um decreto presidencial. Ele determina que os relógios fiquem adiantados entre o terceiro domingo de outubro e o terceiro domingo de fevereiro. Com uma exceção: quando o último dia bate com o Carnaval, o fim é adiado para o domingo seguinte. O truque surgiu em 1916, na Alemanha, com o objetivo de aproveitar a claridade da manhã e adicionar uma hora de luz natural ao final da tarde, incentivando as pessoas a apagar as luzes e economizar energia.

Nos extremos dos hemisférios Norte e Sul, o dia amanhece cedo durante o verão e adiantar o relógio faz com que o sol nasça na mesma hora em que as pessoas estão acordando, garantindo que o tempo extra de luz seja aproveitado à noite. Por esse motivo, no Brasil, só as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul têm horário de verão.

Mas se eu levanto 06hrs da matina, e meu relógio está adiantado 01(uma) hora, portanto seria 05hrs, está escuro e tenho que acender a luz de qualquer maneira.


Até a próxima,


Dr. Pintado (indo domir)

Nenhum comentário:

Postar um comentário