COMBUSTÍVEL MUITO CARO

Boa tarde galera,


Depois da postagem anterior "OS IMPOSTOS, IMPOSTOS PARA AS PESSOAS", escrito pelo Doquitor Bolinha, resolvi postar este sobre o valor abusivo dos combustíveis.

Ter carro no Brasil é mesmo para poucos. Além de todos os impostos embutidos no preço do carro (chegam a 29% do valor de tabela em um carro médio) e de outros tributos, como IPVA, ainda há aqueles que são pagos em uma série de serviços como abastecimento, troca de pneu, amortecedores, entre outros. Apenas para o caro leitor ter uma idéia, nada menos do que 57,13% do preço da gasolina é apenas imposto, segundo o Sindicato do Comercio varejista do Estado de São Paulo (Sincopetro). Assim, num posto que vende o litro por R$ 2,799, R$ 1,59 vai para os cofres públicos.

Daí vem a questão. Por que então não abastecemos com etanol??? 1º - Nem todos os carros são flex para que vc tenha esta opção. 2º - O etanol subiu muito, cerca de 80% nos últimos 06 (seis) meses. 3º - A gasolina queima menos que o etanol, isto é, o carro percorre mais kilometros com gasolina do que com etanol.

E com isso, sobe a gasolina, para que valha mais a pena abastecer com etanol, ao invés de baixar o valor do etanol.

Para se esquivar pelo menos em parte dessa brutal carga tributária é que se vende combustível adulterado, numa prática ilegal, que não justifica o erro do governo em cobrar tanto imposto e que pode danificar o carro do cidadão de bem. Se tivessemos combustíveis com menos impostos embutidos no preço final, ganharíamos em qualidade.


Não está na hora de haver uma tabela em cada posto que mostre pelo o que o consumidor está pagando? Não seria o primeiro passo para mudarmos a situação atual? O que vcs (3 leitores) acham?


Abraços,


Dr. Pintado (Vendendo o carro e adquirindo um cavalo)

Um comentário:

  1. O pior que o governo enche a boca para falar do pré-sal, me pergunto quando isso realmente será util, em relação a qualidade e queda do valor da gasolina, para os brasileiros.

    ResponderExcluir