FOOTBALL, O FUTEBOL AMERICANO

Olá pessoas,

Hoje vou escrever sobre um esporte que não muito popular nas terras tupiniquins, porém, muito bacana, o Futebol Americano.

Muita gente acha que este esporte norte-americano é um jogo de violência onde os chamados brucutus são predominantes, mas isso é um equÍvoco, já explico.

Pra começar o Futebol Americano tem muitas regras (arrisco dizer que tenha mais regras que o “nosso” futebol) e muitas delas servem exclusivamente para proteger os atletas, um exemplo: é proibido agarrar a grade do capacete do jogador adversário, porque isso poderia causar uma lesão grave.

As partidas são de sessenta minutos, dividas em duas metades separadas por um intervalo. As metades são dividas em dois quartos (de quinze minutos), as equipes trocam de lado de campo no fim do primeiro e terceiro quartos, caso o tempo do jogo acabe e a partida esteja empatada é jogada uma prorrogação onde é aplicada a regra de morte súbita, ou seja, vence aquele que marcar primeiro.

O jogo em si é tratado como uma guerra por território, cada time com onze jogadores cada, tem o dever de avançar no território inimigo para conseguir ganhar pontos, as linhas no campo demarcam as jardas (uma jarda equivale a mais ou menos 90 cm), toda vez que um time está com posse da bola, inicia uma jogada, seu objetivo é avançar dez jardas ou mais, pra isso ele conta com quatro chances, se mesmo depois de usar essas quatro chances não conseguir o avanço das dez jardas a posse de bola fica para o time adversário.

Os pontos são marcados quando um time, em posse da bola, consegue chegar ao fim do campo no lado da equipe adversária.

Um TOUCHDOWN vale 6 pontos, que são conquistados quando um jogador com a bola em mãos consegue entrar na "Zona de finalização" (em inglês END ZONE) do time adversário, normalmente o Touchdown é comemorado com algum tipo de coreografia engraçada, possui o mesmo significado do gol no jogo de futebol daqui.

O Chute ao gol (Kick) vale 3 pontos, que são conquistados, quando uma equipe chuta a bola a partir do chão sobre as traves verticais do gol (este tem formato de Y) adversário.

Também existe a chance de obter mais pontos após um Touchdown, que é a "Tentativa de conversão" (em inglês: TRY), a equipe que converteu um touchdown tem a posse de bola para mais uma única jogada, que se inicia na segunda jarda do campo adversário, se ela conseguir outro touchdown conquista dois pontos, mas se preferir chutar para gol (normalmente é esta opção é a mais escolhida) conquista um ponto.

Para conseguir marcar os pontos ou defender as jogadas, uma equipe leva para jogo dois times, um time para o ataque e outro time para defesa, isso mesmo, os jogadores de cada equipe são separados entre jogadores do time de ataque e defesa. É interessante observar que cada equipe possui um vasto leque de estratégias que servem tanto para atacar quanto defender, os técnicos das equipes parecem jogar um acirrado jogo de xadrez, onde um erro de estratégia deles pode resultar na perda de uma jogada ou mesmo do jogo.

O que é bom ressaltar que este esporte é muito democrático em questão do físico dos atletas, um time não é feito apenas de saradões, existe os gordos que normalmente jogam na defesa (normalmente um time que possui a melhor defesa ganha do time considerado o melhor do ataque), os mais magros jogam no ataque, pois o ataque precisa de velocidade. Os verdadeiros privilegiados são os Kickers (os “chutadores”), só entram em campo quando o time decide chutar para gol, mas a grande vantagem deles é que não podem ser tocados pelos jogadores adversários, ou seja, nunca levam o famoso “montinho”.

Este esporte possui muitas informações e regras, tentei enxugar ao máximo para que pessoas leigas no assunto conseguissem assistir uma partida, com pelo menos o mínimo de informação (para não ficarem perdidas). Infelizmente o futebol americano é transmitido no Brasil apenas por canais de TV a cabo, mas nossa amiga internet pode ajudar, pois existem alguns blogs e sites brasileiros que tratam do assunto.

Em resumo o Futebol americano é um esporte de estratégia, onde vence quem escolhe e executa a melhor jogada.


Doquitor Bolinha, jogador da defesa (é obvio)...

3 comentários:

  1. vcs vão achar que é mentira mas eu já fui jogador de rugby dos 18 aos 25 anos, depois parei

    ResponderExcluir
  2. Acertou, achamos que é uma mentira descarada, Nilson, você não pode ter mais do que 25 anos...

    ResponderExcluir
  3. Ah tá, a mentira é minha idade kkkkkkkk tenho 29 anos mas com corpinho de quase 30

    ResponderExcluir