1000 KILOMETROS POR LITRO

Bom dia leitores,

Recebi um e-mail hoje, que veio a calhar com uma postagem anterior "COMBUSTÍVEL MUITO CARO".

Um grupo de estudantes da Université Laval construiu um dos carros mais eficientes no que diz respeito ao consumo de combustível. Batizado de Alerion, o veículo possui apenas três rodas e faz aproximadamente 2564,8 mpg (milhas por galão), o equivalente a 1090,3 km por litro.


O carro é resultado de uma iniciativa da empresa Shell, que promove o Shell Eco-marathon, uma competição que desafia alunos a criar, construir e dirigir veículos que sejam mais eficientes no consumo de combustível do que aqueles presentes no mercado ou criados em edições anteriores do evento.

A estrutura do Alerion não é das mais confortáveis e a velocidade máxima do veículo é de apenas 24,14 km/h (15 mph), mas características como essas não são avaliadas no Shell Eco-marathon. O que os juízes da competição avaliam é o consumo de combustível e a originalidade da tecnologia envolvida.

A COMPETIÇÃO

O objetivo da Shell Eco-marathon é simples: completar dez voltas em torno do Houston Park a uma velocidade de 15 mph, consumindo a menor quantidade de combustível possível. Os carros utilizam  de gasolina a biodiesel para mover os carros.

Este ano a empresa responsável pela competição criou uma categoria especial, a e-mobility. Nela, apenas carros que utilizem energia alternativa (elétrica, solar, hidrogênio) podem competir.

QUEM SABE??

Os resultados obitdos pelos estudantes da Université Laval, assim como outras boas ideias que surgiram na competição, podem ser aplicados na indústria de automóvel. Universidades e empresas estão estudando os protótipos apresentados na competição a fim de tirar maior proveito das tecnologias utilizadas. Maiores detalhes a respeito dos carros não foram divulgados.

Quem sabe em um futuro próximo não surjam veículos extremamente eficientes no que diz respeito ao consumo de combustível e com um desempenho igual ou superior ao apresentado atualmente?

FONTE

Por hoje é só pe-pe-pessoal,


Dr. Pintado (Vendendo o cavalo pra adquirir um Alerion)

2 comentários: