OS GAMES NÃO SÃO COISAS SÓ PRA CRIANÇAS

Olá pessoas,


Quero comentar sobre os Games (jogos eletrônicos) hoje, antigamente eram vistos como um brinquedo infantil, e atualmente eles são vistos como vilões por alguns pais.

O primeiro vídeo-game popular foi o Atari, na época de seu lançamento era visto como um salto tecnológico para entretenimento, tinha jogos de interface simples, alguns exemplos: Pitfall, Enduro, River Raid, Pac-Man entre outros.
E é claro que toda a criança, em grande parte os garotos, queriam um Atari, os pais que possuíam condições financeiras presenteavam seus filhos e acreditavam que os vídeos-game não eram prejudiciais.


Hoje em dia os vídeos-game e os próprios Games de várias plataformas (PS3, Xbox 360, PC, etc.) possuem alta tecnologia, gráficos realistas e interface complexa, e a grande diferença em minha opinião entre os games antigos e os atuais é que à maioria dos games atuais possuem enredo, às vezes complexos e porque não dizer épicos, outras vezes simplórios e divertidos.
Antes os games se resumiam em apertar botões para realizar os objetivos propostos pelos games, mas agora o jogador tem que fazer algumas escolhas um exemplo são os games de RPG onde a decisão do jogador é crucial. É claro que ainda existem games simples (com gráficos sofisticados) onde o jogador casual pode se divertir normalmente.


A grande pergunta é por que os games são vistos como vilões hoje em dia? O motivo está ligado na evolução dos games, não só na parte técnica mais também na parte onde as grandes produtoras enxergam seus produtos como entretenimento e não apenas como brinquedos, ou seja, existem games que são feitos apenas para adultos jogarem e não são aconselhados para crianças.


Nos EUA e na Europa existe um órgão governamental para indicar a faixa etária dos games que possuam violência, linguagem forte, enredo obscuro, selos indicativos na capa do game, exemplo: games que possuam o selo M (Mature), normalmente dado para games de tiros, são indicados para maiores de 17 anos. O selo E (Everyone) indica que o game é livre para todos os públicos, normalmente dado para jogos de esporte tipo futebol, basquete, etc.

Existem políticos brasileiros querendo censurar os games, alegando que fazem apologia à violência, mas será que censurar é o caminho certo a ser tomado? Creio que não, pois como disse anteriormente os games possuem selos indicativos, assim como os avisos indicativos de faixa etária dos programas de TV aberta, o cinema também informa qual a faixa etária indicada do filme que exibirá. Quem determina o que as crianças podem assistir no cinema ou na TV, são seus pais e creio que os games também devam ser escolhidos por eles.

E pra terminar um ditado do vovô: “Tudo em excesso faz mal a saúde, inclusive água”.




Doquitor Bolinha, escrevendo para os famosos “três” leitores...

Um comentário: