De Copa do mundo para política nacional

Olá pessoas,


Mais uma vez escrevo (sou insistente, eu sei) sobre curiosidades do cotidiano observadas por mim, ou seja, aqui eu expresso minha opinião. Como não pude deixar de notar como as pessoas (brasileiros) ficam eufóricas, felizes e DISTRAIDAS quando ocorre o campeonato mundial de futebol, conhecido como COPA do mundo.

Não vou ser hipócrita e dizer que não acompanho os jogos, principalmente os jogos da seleção Brasileira e que gosto de torcer (sofrer) durante noventa ou mais minutos, mas vamos parar para pensar.

Durante a COPA parece que deixamos tudo de lado, ou simplesmente esquecemos do que estava ocorrendo antes da COPA e por isso quando o campeonato termina nossa primeira preocupação é em relação à próxima escalação dos jogadores e quem é que vai ser o técnico da seleção daqui quatro anos. A segunda é apontar quem é o culpado pela derrota e o que deveria ter sido feito para que ela não ocorresse.

Sinceramente gostaria que este sentimento de preocupação com a seleção existisse também em relação às eleições, sei que talvez esteja tendo sonhos utópicos, mas como escrevi anteriormente é a minha opinião.


Suponhamos a seguinte situação: Você votou no candidato Cordeiro Pé de Cabra (nome meramente ilustrativo), que concorria ao cargo de Governador, durante a campanha o candidato Cordeiro Pé de Cabra fez suas promessas, como investir pesado em educação e melhorar a saúde publica. Claro, você pesquisou e examinou a fundo as propostas apresentadas pelo candidato durante seus comícios, horário eleitoral e na internet (a novidade desta eleição), você gostou do que ouviu e decidiu que seu precioso voto seria deste candidato.

As expectativas foram grandes, durante todo o período no colégio eleitoral que antecedeu o seu voto, você tinha um sorriso largo estampado no rosto, pois tinha certeza que seu candidato era a melhor opção, então você votou com
convicção. A felicidade foi completa quando saiu o resultado das urnas, e o candidato Cordeiro Pé de Cabra foi eleito o Governador. Alguns meses depois o novo Governador assumiu o poder.




Durante os seis primeiros meses de mandato não houve grande mudanças nem na educação e muito menos na área da saúde publica, você pensou, tudo bem ele ainda deve estar se adaptando, pois é novo no poder. Um ano depois do inicio do mandato ainda não houve nenhuma mudança, nenhuma das promessas fora cumprida, você começa a ficar possesso, pois este Governador foi eleito com seu voto e não está fazendo nada, ou seja, você foi enganado e começa a se sentir mal por ter ajudado um governador incompetente entrar no poder.

Dai você toma uma decisão, vai cobrá-lo, isso mesmo, vai cobrar as promessas feitas durante a campanha. E como fará isso? Simples através das várias formas de comunicação, exemplos: a imprensa, internet, abaixo assinado, passeatas etc. Mobilizando outros eleitores que votaram nele e até mesmo os que não votaram, pois de qualquer forma o Governador deve responder a todos os cidadãos de seu estado.

Após as mobilizações o Governador Cordeiro Pé de Cabra se sente pressionado e decide responder aos seus eleitores, através dos veículos da mídia, justificando porque seu plano de governo está atrasado, ou seja, porque suas promessas não foram cumpridas.

Ele fica ciente de que se não fizer nada a cobrança será maior e isso pode até ocasionar um impeachment (Impedimento. Processo que se instaura contra as altas autoridades do governo com o fim de destituí-las do cargo por denúncia de infração grave dos deveres funcionais.). E logo após a toda essa "luta” você começa a ver as “coisas andarem”, as promessas começam a ser cumpridas, mas nem por isso você vai relaxar, vai ficar de olho no Governador para o caso dele pisar fora da faixa.

Claro, utilizei o Governador como exemplo, mas ele não é o único no poder publico a ser eleito com seu voto, por isso devemos abrir os olhos e ficarmos cientes que temos o direito (dever) de cobrar nossos governantes. Pense nisso, fingir que o problema não é seu, é o mesmo que pedir pra ser passado pra trás, pois você paga impostos querendo ou não.

Observação importante: Ressalvo que a parte onde escrevi sobre a lambada foi pura influência do Arnaldo, pois ele se considera um pé de valsa, ou seria pé de lambada?

Doquitor Bolinha - ainda rolando por ai.....

Um comentário: