O MISTERIOSO CAXANGÁ

Bom dia guerreiros,

Hoje pela manhã, pensei: - O que poderia ser caxangá?? Quem era Jó?? e porque ele tinha escravos??

Jó, até onde sei, foi um personagem do Antigo Testamento. Segundo o livro, Deus apostou com o Diabo que, mesmo perdendo filhos e a riqueza, Jó não perderia a fé. E ganhou. Daí a expressão "paciência de Jó".



Daí pra frente é só mistério. Nada indica que Jó tivesse escravos. O mais provável é que a cultura negra tenha se apropriado de sua figura para simbolizar o homem rico da cantiga de roda. Os escravos que faziam o "zigue-zigue-zá" seriam os fujões, que corriam em zigue-zague para despistar os capitães-do-mato.

O significado de caxangá é ainda mais obscuro. Segundo o Dicionário Tupi-Guarani para Português, de Francisco da Silveira Bueno, caxangá vem de caá-çangá, que significa "mata extensa". Já para o Dicionário do Folclore Brasileiro é um adereço usado pelas mulheres alagoanas. A palavra também já foi associada aos saquinhos utilizados no contrabando de sementes para as senzalas.

Tudo indica que, de boca em boca, o significado da palavra, ou até mesmo dos versos, tenha sido muito modificado. Isso também explicaria as variações regionais da cantiga. Afinal, o que temos que fazer?? tirar e por ou deixar ficar???

Observação importante: Além de ser uma famosa cantiga de rosa, "Escravos de Jó" também é uma brincadeira bem conhecida entre os pingaiadas.


Cantanto pessoal...."Guerreiros com guerreiros fazem zigue-zigue-zá........"


Dr. Pintado (aprendendo a jogar caxangá)

2 comentários: