O LIXO NOSSO DE CADA DIA

Olá pessoas,

Hoje vou comentar sobre algo que todo mundo conhece, mas às vezes ignora o perigo que ele pode trazer: o lixo.
Já existe um texto aqui neste humilde (e tosco) Blog falando sobre o "LIXO ELETRÔNICO" escrito pelo meu colega de trabalho, por isso, não custa ler. Vou comentar sobre o restante do lixo.


Vivemos em uma sociedade que produz muito e que também consome muito, algo que compramos hoje, por exemplo: comida, eletrônicos, papéis, etc., dentro de algum tempo vai parar no lixo, a pergunta do dia é: você já parou para pensar pra onde vai o seu lixo e o que é feito com ele?


Se você respondeu: “sim, já pensei sobre o assunto”, isso indica que você tem forte chance de ser uma pessoa consciente sobre os malefícios que o lixo traz para o meio-ambiente, mas se você respondeu que não, nunca pensou sobre o assunto, talvez seja hora de abrir um pouco seus olhos.
O lixo urbano que é recolhido pelos lixeiros municipais, normalmente é encaminhado para os aterros (vulgo: Lixões), onde são estocados em pilhas gigantes até serem enterrados ou incinerados. As formas mais convencionais de se livrar do lixo, enterrar ou incinerar, fazem mal ao meio-ambiente, a primeira contamina o solo e a segunda afeta diretamente a nossa já prejudicada camada de ozônio.


O que podemos fazer? O fato é: que o lixo sempre existirá enquanto houver uma sociedade produtiva, o que podemos fazer é amenizar o estrago que ele causa, temos que nos conscientizar e realmente utilizar a política de reciclagem.
Reciclar é o melhor caminho, pois a maioria dos produtos industrializados podem e devem ser reciclados, exemplos: plástico, papel, alumínio, borracha, óleo de cozinha, etc., até os alimentos podem ser reutilizados em forma de adubo.


Algumas cidades do nosso imenso Brasil já possuem sistema de coleta seletiva, basta os cidadãos de bem, separar o lixo em um esquema simples: metais (ex: latas), papéis (ex: panfletos), plásticos (ex: garrafas PET), vidro (ex: cacos) e orgânicos (ex: resto de comida) em sacos de lixo diferentes.


Se na sua cidade não existe sistema de coleta seletiva, uma boa sugestão é você tomar a iniciativa, converse com os vizinhos, fale com administrador do condomínio, vá atrás da associação dos moradores e inicie um projeto de coleta seletiva.
Lembre-se, a humanidade já foi para o espaço (literalmente), e isso foi uma grande evolução, porém, desde nosso primórdio a Terra é o nosso lar, não podemos transformá-la em uma grande lata de lixo.


Doquitor Bolinha, nunca imprimiu qualquer texto que escreveu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário